Em mais de 40 anos de experiência profissional, sendo três décadas voltadas para representar os interesses das partes interessadas na área de governança de grandes empresas, o mentor, palestrante e consultor na área de Confiança, Governança e Assuntos Públicos, Guilherme Athia, percebeu que as corporações, em todo o mundo, não estão preparadas para lidar com essa transformação.
Com o intuito de fornecer ferramentas para que as organizações superem os desafios dessa nova era, o consultor escreveu “Get the M.E.M.O.” “A ideia central deste livro é: ao tomar decisões que equilibrem as perspectivas dos acionistas e das partes interessadas e comunicar efetivamente as preocupações ambientais e sociais subjacentes a essas decisões, as empresas podem mitigar riscos, fornecer uma vantagem competitiva e criar valor de marca duradouro”, explica.
Sobre o nome do livro, Athia explica que a expressão em inglês “Get the Memo” quer dizer “entender o recado” ou “captar a mensagem”. Na obra, o autor faz um jogo de palavras entre a expressão “get the memo” e a estrutura que desenvolveu para o líder empresarial tomar decisões, fortalecer a governança, construir confiança e proteger a reputação dos negócios na chamada Era da Opinião Esta leva o nome de M.E.M.O., acrônimo de Map (Mapear) Execute (Executar) Measure (Mensurar) e Optimize (Otimizar) e é uma evolução do modelo 3A e posteriormente 5A também de sua autoria.



