Estamos Online
Atendimento

Pitangas verdes

A diplomata e bacharel em direito Mariana Lobato lança seu primeiro romance: Pitangas Verdes. Ganhadora daprimeira edição do Concurso Literário Vila-Labrador, o livro é a tese de da pós-graduação em escrita criativa feita pela autora no Instituto Vera Cruz assim que arrumou tempo e espaço em sua vida para retomar o sonho de ser escritora.

A história se detém sobre cinco dias na vida de Ana, divorciada, mãe de dois filhos, que, após anos residindo nos Estados Unidos, retorna ao Brasil, mais especificamente à cidade de São Paulo, para arrumar o apartamento e se desfazer das coisas da mãe, que morrera há dois anos durante a pandemia.

A trama não se desenrola, porém, somente no presente. Durante a estada no apartamento da mãe, remexendo os “cacarecos sem sentido” deixados por ela, a protagonista rememora a vida familiar e passa a compreender mais a fundo as ações maternas e como a vida dela e a sua própria comungam da falta de espaço para fantasiar. Este, aliás, é para a autora o grande mote do livro. “Para as mulheres de um modo geral é muito difícil imaginar uma vida diferente daquela rotineira, condicionada por um turbilhão de afazeres e por uma papel pré-estabelecido pela sociedade. Nós, mulheres, não temos tempo para criar algo novo. E Ana vai se dando conta de que é necessário abrir espaço para isso”, explica.

Últimos Livros